domingo, 21 de junho de 2015

Gimnospermas

São plantas do tipo terrestre, como pinheiros, sequoias, geralmente em locais com clima frio e temperado.


As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas.
Realizam sua reprodução através de grão de polem.

Briofitas

Briófitas são musgos, avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores.


                                 Elas precisam de água para realizar a fecundação.

Possuem rizoide, cauloide e filoide. 



Pteridófitas

Pteridófitas são em sua maioria plantas de pequeno porte, como samambaias, avencas, cavalinhas.



As Pteridófitas se diferem das Briófitas, que são plantas avasculares, então as Pteridófitas evoluirão   e agora são vasculares. Sua estrutura é composta por Rizoma, Báculo, Folíolos, Raízes adventícias e Soros.


domingo, 14 de junho de 2015

Plantas com frutos

Vamos ver as plantas que dão frutos e como isso funciona:
As plantas frutíferas são classificadas como Angiospermas, o fruto é produzido com o intuito de proteger a semente, a planta preserva sua existência e como a semente está envolvida no fruto, possibilita uma dispersão da espécie da planta muito facilmente, nos momentos em que animais pegam os frutos dos galhos e levam para outros locais.
As angiospermas são as descendentes mais recentes de um ancestral em comum. Angiospermas possuem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Em relação ao seu ancestral mais próximo, as características que os diferenciam são as flores e os frutos presentes nas Angiospermas.
Os órgãos de  suporte, que sustentam a flor, os principais são:
- Pedúnculo - Liga a flor ao resto do ramo.
- receptáculo - dilatação na zona terminal do pedúnculo, onde se inserem as restantes peças florais.

sábado, 6 de junho de 2015

Pequena introdução: Botânica

 Recentemente chegamos ao conteúdo de Botânica, esse conteúdo trata de aprofundar os conhecimentos sobre as plantas e evolução. Com a botânica temos acesso a informações precisas sobre plantas já estudadas, como, fisiologia, anatomia, classificação etc...
(Anatomia de uma planta.)

  Uma planta faz muito mais que fotossíntese, é de grande ajuda na medicina e muito mais. Plantas são classificadas de diversas formas, por exemplo: sem e com flores. Varia de autor pra autor e de tipos de plantas. Por hoje é só.
Assista esse vídeo de introdução: https://www.youtube.com/watch?v=NpBq2qSAtAM

terça-feira, 19 de maio de 2015

Tensão na hora de apresentar

 Aquele frio na barriga na hora de fazer uma apresentação, quem nunca?!
Dar aquela gaguejada enquanto está falando na frente de todos, normal.
  Vou mandar algumas dicas para não acontecer essas coisas...

1 - Evite iniciar dando sua opinião sobre assuntos que possam contrariar os ouvintes.
2 - Diga aos ouvintes sobre o que vai falar, assim os ouvintes acompanharão com maior facilidade.
3 - Siga todas as etapas como foi planejado, senão pode se confundir.
4 - Não tenha pressa para acabar, vá tranquilo e se mantenha calmo até o último instante, aguarde as perguntas. Se não souber a responder, não enrole e diga que não sabe.

Essas foram algumas dicas simples, mas vou deixar um vídeo para ajudar:
https://www.youtube.com/watch?v=2ntGjSrXldA

terça-feira, 21 de abril de 2015

Fungos u.u

  Eae, como estudamos, os fungos são muitos mais do que aqueles verde que você vê em pães, fungos são bolores, mofos, levedos, orelhas-de-pau, trutas e cogumelo de chapéu.
  Existem pelo menos 200.000 tipos de fungos. Esses fungos são seres vivos eucariontes com apenas um núcleo.
Uma história de fungos que gosto muito é do jogo The Last Of Uf;




 vou deixar um vídeo explicando como esses fungos do jogo funcionam: 

                                 https://www.youtube.com/watch?v=l2fHd7PpzRo






quinta-feira, 26 de março de 2015

Vírus AIDS

    Na última aula, o meu grupo foi responsável por mostrar a características do vírus da AIDS.
Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo caráter pandêmico, pois ataca diversas regiões ao mesmo tempo, e sua gravidade.

    A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células dos sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. A falta desses g

lóbulos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

    O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
                                                                                                                     
                                                                                           #UsemCamisinha =3

quinta-feira, 19 de março de 2015

Mapas conceituais

 Nas ultimas aula aprendemos a usar o mapa conceitual para retratar um vírus. Vou mostrar como o mapa conceitual funciona.


 Um mapa conceitual é uma ferramenta que permite organizar e representar, graficamente e através de um esquema, o conhecimento.
 Usamos ele para ligar uma ideia a outra. As ideias aparecem dentro de caixas de texto ou círculos. No meu mapa usei caixas. Ao passo que as relações entre eles são representadas por linhas que unem as respectivas caixas ou círculos.

As linhas, quanto a elas, apresentam palavras associadas(de ligação) que descrevem qual é a natureza da relação vincula os conceitos. Posto isto, um mapa conceitual permite os principais conteúdos de um texto

flws

quarta-feira, 11 de março de 2015

Vírus

Vírus
     Na ultima aula vimos como os vírus são formados, estruturados e algumas funções.


Os vírus são seres muitos simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo do vírus que significa fluído venenoso ou toxina.


Esquema do vírus da AIDS

Os vírus não são constituídos por células, embora dependam dela para se multiplicar. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para continuar, o ciclo da vida o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes.


No final da aula fizemos um mapa conceitual, de uma olhada: https://www.examtime.com/pt-BR/p/2251684

quarta-feira, 4 de março de 2015

Nomenclatura dos seres vivos

    Boa Noite, durante 2 aulas estudamos sobre como é feita a nomenclatura dos seres vivos, vou colocar aqui uma explicação básica sobre esse assunto.
   Todo ser vivo possui um nome científico.
Alguns detalhes ao realizar a nomenclatura:
A primeira palavra se refere ao Gênero da espécie, e a segunda, ao epíteto (nome) específico, que é o que caracteriza a espécie em questão.

O epíteto específico pode se referir a uma característica própria daquele individuo, como a sua localização, organização corporal, dentre outros. Até mesmo uma homenagem ao cientista, personagem, etc. 

Os nomes científicos deve ser escritos em itálico, caso estejam sendo redigidas a mão, devem ser grifadas.


Alguns exemplos: 


Ananas comosus

Ananas ananassoides

Panthera onca

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Filogenia

Boa Tarde
aprendemos sobre filogenia nessa aula e vimos quão grande é a diversidade de seres presentes em nosso planeta, o professor também ensinou a utilizar e realizar um cladograma, seguem explicações sobre ambos assuntos:

Filogenia: A filogenia, também chamada de filogênese, é o termo utilizado para definir hipóteses de relações evolutivas, ou seja, relações filogênicas, de um grupo de organismos. Em outras palavras, pode ser definida como o termo que visa determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas.
Ex:


Cladograma: Determinam graus de parentesco por ancestralidade comum e tornam o ensino do sistema filogenético muito mais fácil. São representados em forma de árvore. Eles indicam as características derivadas utilizadas para a classificação.


Exemplo de um cladograma:




quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

1º conteúdo: TAXONOMIA

Bom dia
Existe muitos seres vivos, maior parte desconhecida por pessoas de conhecimento comum como nós, na aula vimos como são divididos os grupos dos seres vivos e como são classificados, deve ser muito difícil memorizar todos.
Taxonomia: É a ciência que nomeia e classifica os seres vivos. Para isso, são observadas as semelhanças entre as diferentes características entre eles. Foi fundada pelo médico e botânico sueco Carl von Linné (1707-1778), mais conhecido como Lineu (em português).  Lineu revolucionou a taxonomia ao criar um sistema de nomenclatura padronizado para os seres vivos: a nomenclatura binomial. Essencialmente, o seu sistema é utilizado até hoje da mesma forma.

Ex:



Sistemática ou filogenia: A sistemática, além de estudar a classificação dos seres vivos, estabelece relações evolutivas entre os diferentes grupos. Na época de Lineu, os cientistas eram adeptos à teoria fixista. Portanto, a sistemática é uma disciplina mais recente, criada cerca de 100 anos após os trabalhos de Lineu, quando Charles Darwin publicou “A Origem das Espécies” onde descrevia a evolução por seleção natural.

Categorias taxonômicas: Táxon ou categoria taxonômica corresponde a seres vivos agrupados por características em comum. A categoria taxonômica básica é a espécie. Espécie é um grupo de indivíduos extremamente semelhantes ente si e capazes de se reproduzirem produzindo descendentes férteis. Por exemplo, as variadas raças de cães domésticos, são todas da mesma espécie, pois são capazes de se cruzarem produzindo descendentes férteis. Algumas espécies são capazes de se reproduzirem entre si, porém seus descendentes são estéreis. É o caso, por exemplo, da égua e do jumento, que gera a mula. Ou dos tigres e leões que geram os “ligres” ou “tiões”. 
EX de como é: