quinta-feira, 26 de março de 2015

Vírus AIDS

    Na última aula, o meu grupo foi responsável por mostrar a características do vírus da AIDS.
Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A Aids é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo caráter pandêmico, pois ataca diversas regiões ao mesmo tempo, e sua gravidade.

    A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células dos sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos. A falta desses g

lóbulos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças desencadear males em pessoas com sistema imune normal.

    O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
                                                                                                                     
                                                                                           #UsemCamisinha =3

quinta-feira, 19 de março de 2015

Mapas conceituais

 Nas ultimas aula aprendemos a usar o mapa conceitual para retratar um vírus. Vou mostrar como o mapa conceitual funciona.


 Um mapa conceitual é uma ferramenta que permite organizar e representar, graficamente e através de um esquema, o conhecimento.
 Usamos ele para ligar uma ideia a outra. As ideias aparecem dentro de caixas de texto ou círculos. No meu mapa usei caixas. Ao passo que as relações entre eles são representadas por linhas que unem as respectivas caixas ou círculos.

As linhas, quanto a elas, apresentam palavras associadas(de ligação) que descrevem qual é a natureza da relação vincula os conceitos. Posto isto, um mapa conceitual permite os principais conteúdos de um texto

flws

quarta-feira, 11 de março de 2015

Vírus

Vírus
     Na ultima aula vimos como os vírus são formados, estruturados e algumas funções.


Os vírus são seres muitos simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo do vírus que significa fluído venenoso ou toxina.


Esquema do vírus da AIDS

Os vírus não são constituídos por células, embora dependam dela para se multiplicar. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para continuar, o ciclo da vida o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes.


No final da aula fizemos um mapa conceitual, de uma olhada: https://www.examtime.com/pt-BR/p/2251684

quarta-feira, 4 de março de 2015

Nomenclatura dos seres vivos

    Boa Noite, durante 2 aulas estudamos sobre como é feita a nomenclatura dos seres vivos, vou colocar aqui uma explicação básica sobre esse assunto.
   Todo ser vivo possui um nome científico.
Alguns detalhes ao realizar a nomenclatura:
A primeira palavra se refere ao Gênero da espécie, e a segunda, ao epíteto (nome) específico, que é o que caracteriza a espécie em questão.

O epíteto específico pode se referir a uma característica própria daquele individuo, como a sua localização, organização corporal, dentre outros. Até mesmo uma homenagem ao cientista, personagem, etc. 

Os nomes científicos deve ser escritos em itálico, caso estejam sendo redigidas a mão, devem ser grifadas.


Alguns exemplos: 


Ananas comosus

Ananas ananassoides

Panthera onca